Fazer um exercício é sempre bom para manter o preparo físico e a saúde em dia e isso não seria diferente para os pets. No caso deles, em especial, uma modalidade de atividade super interessante é a natação para cachorros.
Isso porque, ela ajuda a aliviar o calor, melhora o condicionamento físico e auxilia em tratamentos de saúde. Assim sendo, trata-se de uma atividade completa que garante diversão e saúde ao mesmo tempo.
Mas, será que faz bem mesmo o cachorro nadar? Quais são os benefícios da prática? Quais são os cuidados durante a natação?
Para saber todas essas respostas, confira o conteúdo que o Ventura Vet preparou para você, vamos lá!
Faz bem cachorro nadar?
Com o devido controle e acompanhamento sim, a natação faz mais do que bem para os cachorros. Por ser um exercício com baixo impacto, ela auxilia cães idosos e com limitações de movimento.
Além disso, está liberada para todas as raças e idades!
Pets que sofrem com obesidade, estão se recuperando de traumas, possuem doenças cardiovasculares, articulares e motoras também podem nadar. Nesses casos, o ideal é procurar por um serviço de natação terapêutica para cachorros para que o médico veterinário oriente a prática da atividade.
Benefícios da natação para cachorros
Em certa medida, já antecipamos alguns dos benefícios associados à natação para cachorros. Mas não custa nada destacar 6 vantagens que seu animal de estimação terá quando puder se jogar na água e se divertir nadando:
- Melhora do condicionamento físico: com a prática, seu pet vai começar a adquirir resistência física e ter mais disposição para outras atividades.
- Aumento da qualidade de vida: a natação melhora a circulação sanguínea e a imunidade, o que, consequentemente, permite que o cãozinho tenha uma vida mais longeva e virtuosa.
- Diminuição do estresse: assim como os humanos, os cachorros também sofrem com essa doença, principalmente depois de mudanças de rotina e quando se sentem sozinhos. Ao incluir uma atividade física no dia-a-dia, o animal pode se recuperar mais rapidamente.
- Fortalecimento muscular com baixo impacto: como a água protege o corpo do impacto, permite que o seu amigo de quatro patas se exercite, movimente todos os músculos e não sofra com o impacto disso.
- Para todos os tipos de cães: por mais que algumas raças necessitam de mais cuidados (vamos falar disso em seguida), cães de todas as idades e tamanhos podem aprender a nadar e praticar esta atividade física.
- Diversão entre cão e tutor: a natação recreativa pode servir como uma brincadeira para aproximar os animais de seus cuidadores, sendo, portanto, muito divertida.
Cuidados durante a natação
Além dos benefícios que a natação agrega para a vida dos cachorros, temos que ressaltar que essa atividade requer alguns cuidados. Para que seja proveitosa para os bichinhos e seus tutores, busque sempre fazê-la em um local conhecido como uma piscina própria para isso ou mesmo em uma creche canina que ofereça o serviço.
Outros cuidados importantes são:
- Sempre garanta que o pet esteja acompanhado quando estiver dentro da água;
- Complemente a segurança do cão com o uso de um colete salva-vidas próprio para o tamanho dele;
- Não faça a atividade em dias de frio;
- Ao encerrar a natação, dê um banho no animal e garanta que os pelos sequem totalmente.
Vale ressaltar que algumas raças de patas curtas como os dachshunds e braquicefálicos (shih tzu, lhasa apso, etc.) podem ter mais dificuldade com o exercício por conta da anatomia. No entanto, com o acompanhamento correto, podem se jogar na água e curtir seus benefícios.
Leia também: