A higiene do pet é um dos cuidados mais importantes que você pode ter com o seu animal de estimação. Afinal, ela garante que ele esteja limpinho e, ao mesmo tempo, previne o aparecimento de algumas doenças e o deixa mais saudável.

Claro que a rotina de cuidados com a limpeza de cachorros e gatos não ocorre da mesma forma que para humanos. Além disso, entre as espécies e entre as raças os cuidados também variam.

Por conta disso, é fundamental conhecer bem quais as necessidades de higienização do seu mascote e fazer tudo conforme as orientações do médico veterinário.

Quer aprender como você pode manter uma rotina de atenção à higiene do seu bichinho? Então aproveite para conferir as dicas que o Ventura separou para você:

 

Por que fazer a higiene do pet?

Antes de mais nada, você precisa entender porque fazer a higiene do pet. Isso é válido, principalmente, para quem negligencia esses cuidados e acredita que o bichinho não precisa ser limpado com frequência.

Pois bem, ao fazer a higienização do seu cachorro ou gato, você evita que eles tenham algum odor ruim, mau hálito ou carreguem sujeira nos pelos.

Ademais, a higiene constante é importante porque previne infecções e alergias e ajuda a detectar a presença de carrapatos, pulgas e outros bichinhos que estejam na pele do seu mascote.

 

Leia também:

 

Quantas vezes por mês tem que dar banho no cachorro?

Conforme dito antes, nenhum pet é igual a outro. Nesse sentido, a rotina mensal de banhos muda de acordo com a raça, pelagem, clima e rotina do cachorro ou gato

De certo modo, o consenso é que uma frequência diária de banhos, por exemplo, deve ser evitada. Afinal, os banhos baixam a imunidade dos bichinhos e podem deixá-los expostos a fungos e alergias.

Só para ter uma ideia, animais que passam boa parte do dia em casa e não saem para passeios todos os dias precisam de menos banhos do que aqueles que vivem no quintal.

Além disso, mascotes imunodeprimidos devem tomar menos banhos enquanto que aqueles que são alérgicos precisam de higiene mais constante com produtos específicos.

Em relação ao tipo de pelo, a regra é mais ou menos a seguinte:

  • Pets com pelo curto podem tomar banho a cada 10 ou 15 dias;
  • Pets com pelo longo devem ser higienizados a cada 7 ou 10 dias.

 

Como fazer a higienização do seu pet: dicas essenciais

Se chegou até aqui e está se perguntando como, afinal, pode fazer a higiene do seu pet, aqui vão algumas dicas para isso:

  • Dê banhos periódicos: já falamos bastante sobre esse tema e vale reforçar que os banhos ajudam a evitar doenças e proporcionam alívio para os pets.
  • Faça a higienização bucal: pelo menos 3x por semana limpe os dentes do seu bichinho com pasta e escova de dentes adequada. Esse cuidado evita o aparecimento de tártaro, cáries e outras doenças bucais.
  • Escove seu pet diariamente: ao fazer isso, você não permite que os pelos se acumulem e ainda elimina poeira e outras sujidades que estejam por ali. A escovação muda um pouco de cães para gatos, mas ela pode deixar seu pet mais aliviado e ajuda a manter a casa mais limpa com menos pelos espalhados.
  • Corte as unhas do bichinho: em gatos, isso deve ser feito pelo menos uma vez por mês e em cachorros a frequência diminui, especialmente para aqueles que vivem em quintais. Independente disso, esse cuidado evita machucados como arranhões.
  • Limpe olhos e orelhas: em relação aos olhos, faça isso com um tecido macio e produto adequado. Agora, sobre as orelhas, verifique se estão protegidas durante os banhos (coloque um algodão para não entrar água) e garanta que estejam bem secas no final do processo para que não existam inflamações.

Para manter a saúde e higiene do seu pet em dia, nada melhor do que contar com uma clínica especializada. O Ventura Vet possui experiência no cuidado de cães e gatos e pode lhe ajudar nisso.

Conheça mais sobre os nossos serviços nas redes sociais e continue acompanhando as novidades do mundo pet que trazemos aqui no blog

 

Leia também:

Atendimento Imediato