Trazer um cãozinho para dentro de casa, tanto para quem já tem filhos quanto para quem está pensando em aumentar a família, sempre é um assunto delicado. Isso porque, algumas raças de cachorro são melhores para crianças do que outras.

Por conta disso, ao começar a procurar por um pet, você precisa saber quais são as mais indicadas para o convívio com os pequenos. Além disso, existem alguns itens que você deve considerar antes de fazer a adoção.

Quer saber quais são as raças de cães ideais para interagir com crianças e quais os cuidados antes de acolher o bichinho? Então continue conosco e tenha as respostas que procura.

 

Características das melhores raças de cachorro para crianças

Em suma, as melhores raças de cachorro para criança são aquelas de comportamento dócil, tranquilo e amável. Esses cães se destacam por gostarem da companhia dos tutores de qualquer idade, quererem carinho e amarem uma atividade em família.

Ao escolher uma raça para presentear os pequenos em casa, você precisa ensinar a criança a lidar com o animal de estimação. Além disso, nunca deixe que os dois interajam sozinhos, sem a sua supervisão. Essa atenção garante que não aconteçam acidentes.

Para concluir esta parte, na hora da adoção, se guie pelas características que são mais atribuídas a uma determinada raça. Claro que a regra sempre tem suas exceções, no entanto, prefira cães mais sociáveis.

Por exemplo, um Golden Retriever é conhecido pelo comportamento brincalhão e dócil. Isso significa que a tendência é que seu filhote seja bem parecido. Já o Chow Chow, por sua vez, tem atitude mais arredia. Por conta disso, não é uma raça indicada para crianças.

 

Conheça 10 raças que são ideais para crianças

A interação entre crianças e cães faz bem para os dois lados pois fortalece a relação de amizade e companheirismo. Além disso, o convívio com uma das melhores raças de cachorros para crianças também faz com que os pequenos desenvolvam um senso de responsabilidade maior.

A partir disso, confira a lista com os melhores cães para crianças:

  1. Beagle
  2. Collie
  3. Labrador Retriever
  4. Golden Retriever
  5. Pug
  6. Shih Tzu
  7. Poodle
  8. Terra Nova
  9. Buldogue Francês
  10. Yorkshire

Além destes, os vira-latas, também chamados de sem-raça-definida, podem ser considerados bons companheiros para bebês e crianças. Nesse caso, é importante observar o comportamento do animal ainda no canil e também dos seus pais, caso sejam conhecidos. De qualquer modo, pode ser uma boa opção para adoção.

 

Dicas antes de adotar algum cão

Antes de adotar de fato um cãozinho, você precisa parar para pensar em uma série de questões sobre o tema e considerar o quanto está disposto a adaptar seu estilo de vida ao do animal.

Sendo assim, se faça perguntas como:

  • O meu estilo de vida é compatível com a adoção do cachorro?
  • Quanto tempo tenho disponível para fazer os cuidados do bichinho como passear, brincar, dar banhos, fazer a higiene, entre outros?
  • Qual o espaço que tenho para receber o bichinho?
  • Como lido com as necessidades fisiológicas de um cãozinho?
  • Qual o tamanho de cachorro que eu quero ter?
  • Como lido com a presença de pelos pela casa?
  • Tenho tempo para levar o animal de estimação ao veterinário?
  • Tenho condições financeiras para arcar com um amigo de quatro patas?

Enfim, essas e outras perguntas podem lhe ajudar a não comprar nem adotar um pet por impulso. Você também pode complementar suas respostas com pesquisas sobre as melhores raças de cachorros para crianças, conversas com outros tutores e ainda descobrindo como é a interação entre os pets e os pequenos.

 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o mundo animal e, em especial, sobre cachorrinhos e gatinhos? Então não perca os conteúdos que o Ventura posta aqui no blog.

 

Leia também:

Atendimento Imediato