As altas temperaturas do verão inspiram mais atenção para quem é tutor de cachorros ou gatos. O cuidado com pets no verão ajuda a evitar problemas de saúde em decorrência do calor excessivo.

É muito importante oferecer água sempre fresca e em abundância, garantir que a vacinação esteja completa e passear quando o sol já estiver mais fraco. Mas, esses não são todos os cuidados com pets em dias quentes.

Confira, a seguir, quais os sinais que seu bichinho de estimação dá quando está com calor e o que fazer para controlar e evitar que esse problema se agrave.

 

Como saber se o pet está com calor?

Os pets não eliminam calor pelo corpo inteiro, eles não suam como ocorre com os humanos. Eles transpiram muito pouco por meio das almofadas das patas (coxins), mas a grande troca de calor é realizada pela respiração.

Como a área para troca de temperatura é limitada, ela não é muito eficiente. Principalmente nos cães braquicefálicos (que tem o focinho achatado), como os buldogues, o pug, o boxer, o boston terrier, o shih tzu etc. 

Esses cães têm uma área para troca de temperatura ainda mais reduzida em relação ao porte. Assim sendo, muitas vezes, tem narinas muito fechadas e o céu da boca muito longo, o que dificulta ainda mais a respiração e resfriamento corpóreo eficiente em dias quentes.

Essa condição leva, com frequência, a um quadro chamado Heat Stroke, que é muito grave e pode levar à morte. O Heat Stroke pode ocorrer em qualquer cão ou gato submetido à altas temperaturas.

Portanto, se perceber seu pet com ritmo cardíaco e respiração acelerados, temperatura alta e salivação, fique alerta, diminua o ritmo e busque o veterinário.

Além disso, se perceber sinais de fraqueza, incoordenação e, principalmente, cianose (quando a língua do pet fica azulada e indica oxigenação prejudicada), aplique água gelada ou gelos sobre a virilha e axilas e procure um veterinário. 

 

Dicas de cuidado com os pets no verão: o que fazer

Durante o verão, tome cuidado para não expor os pets ao calor de forma direta, além de garantir que estejam bem hidratados e imunizados. Confira a seguir as dicas sobre precauções em dias com altas temperaturas:

 

Tenha um ambiente com sombra

O ambiente em que o pet brinca ou descansa em casa precisa estar sombreado e arejado, especialmente em dias quentes.

 

Adapte o ambiente

Seguindo a dica anterior, você pode deixar um ventilador ou ar condicionado ligado para que o pet possa ficar em um ambiente com temperatura agradável.

 

Fique atento com o horário dos passeios

Nunca leve seu cão para passear ou brincar em horários com sol forte. Prefira as primeiras horas da manhã (antes das 10h) ou o final da tarde (depois das 16h), para fazer os exercícios com o pet.

 

Dê banhos mais frequentes

No verão você pode dar banho no cachorro pelo menos uma vez por semana. Esses banhos ajudam a diminuir a temperatura do animal.

 

Tose o cachorro quando possível

Nem todas as raças podem ser tosadas, pois isso afeta o metabolismo do animal. Mas, se o seu veterinário autorizou a tosa, ela pode deixar seu pet mais aliviado.

 

Mantenha o pet hidratado 

Para isso, disponibilize água fresca (pode colocar até pedrinhas de gelo) em vários pontos da casa e nunca deixe o pote em locais que peguem sol. Além disso, nos passeios, leve com você uma garrafa de água para que o pet possa se hidratar.

 

Não deixe os pets sozinhos em carros ou locais abafados

Mesmo com ar-condicionado ou janela aberta, ambientes muito fechados como os veículos podem causar hipertermia e levar o animal a óbito.

 

Faça uso de protetor solar

Use filtro específico para pets no focinho, patinhas, orelhas e partes da pele que ficam expostas sempre que sair para o sol. Se não encontrar o produto, pode usar protetor solar kids ou para peles sensíveis.

 

Faça a vermifugação e vacinação do pet

O cuidado com os pets no verão também inclui ministrar os remédios específicos contra endoparasitas e ectoparasitas que são comuns nessa época. Além disso, garanta que o esquema de vacinação no animal esteja completo.

 

Para garantir toda a saúde dos seus pets, o Ventura é uma clínica veterinária que pode cuidar tanto de cães quanto de gatos com muito amor, carinho e profissionalismo. Conheça mais sobre os nossos serviços no nosso site.

 

Leia também:

Atendimento Imediato