Você pode até não conhecer esse nome difícil, mas certamente já viu alguns cachorros braquicefálicos por aí. Popularmente chamados de cães com focinho achatado ou curto, eles são dóceis, fotos, engraçados e muito carismáticos.
Como você pode ver pela imagem que aparece logo no começo, as raças braquicefálicas possuem um formato de crânio mais arredondado. Além disso, algumas delas estão entre as melhores para conviver com crianças, justamente pela docilidade.
Se você quer ter um cãozinho como esse, saiba que existem alguns cuidados especiais por conta das conformações do corpinho deles. Quer saber qual a melhor forma de cuidar do seu bichinho? Então continue a leitura e saiba tudo sobre os cães braquicefálicos.
O que é braquicefalia em cães?
A braquicefalia é uma conformação óssea que deixa a cabeça dos cães mais achatada e o focinho curto. Por conta da redução do tamanho do crânio, esses cães costumam ter os olhos esbugalhados, mandíbula superior compacta com os dentes posicionados de forma errada e narinas encurtadas.
Todas essas características não surgiram do nada!
Isso porque, os cachorros braquicefálicos são resultado de intervenção humana. No processo, os criadores selecionavam os cães com as menores cabeças para cruzarem entre si e, assim, criaram uma série de raças que apresentam o focinho curto. Sendo assim, sua evolução para o que temos hoje é resultado puramente de questões estéticas.
Quais os problemas dos cães braquicefálicos?
De modo geral, os cachorros braquicefálicos possuem uma série de problemas de saúde que são decorrência da transformação genética pela qual passaram. Diante disso, apresentam algumas condições crônicas como a Síndrome do cão braquicefálico.
Dentre os sintomas, está a dificuldade para respirar, roncos ruidosos, engasgos e dispnéia. Em alguns casos, é necessário passar por cirurgia para corrigir a estenose das narinas.
A dificuldade para respirar também faz com que esses bichinhos não consigam fazer a regulação térmica correta. Desse modo, em dias de calor, eles acabam passando por apuros.
Outros problemas que podem surgir em cães com focinho achatado são:
- Síndrome do olho seco;
- Doenças dentárias;
- Sobrepeso;
- Entupimento do canal lacrimal.
Quais são as raças com focinho achatado?
Algumas raças de cães são conhecidas como braquicefálicas:
- Pug
- Bulldog (inglês e francês)
- Boston Terrier
- Shih Tzu
- Lhasa Apso
- Boxer
- Pequinês
- Maltês
- Dogue Bordeaux
Como cuidar do cachorro braquicefálico?
Conforme dissemos antes, os cachorros braquicefálicos não conseguem fazer a troca de calor da maneira correta. Justamente por isso eles respiram com dificuldade e precisam de cuidados especiais em dias de calor.
Dentre os pontos de atenção para ter com os pets de focinho curto destacamos:
- Manter um ambiente confortável e fresco;
- Regular a alimentação para evitar sobrepeso;
- Fazer passeios com pouca intensidade, fazer pausas no caminho e levar água consigo;
- Quando notá-los ofegantes, passar uma toalha úmida sobre a pelagem;
- Tosar os animais de pelo longo durante os períodos de maior calor;
- Evitar que andem de avião por conta das condições climáticas desse ambiente, que não favorecem a saúde do cãozinho.
Por falar em viagem, quando você precisar sair de casa, pode contar com o Ventura Vet para cuidar do seu bichinho de estimação. Aqui temos uma estrutura completa que Day use e Hotel para melhor atendê-lo.