Os bichinhos de estimação são praticamente parte da família e, por isso, vê-los bem e saudáveis é essencial. Pensando nisso, queremos mostrar quais são as doenças mais comuns em cachorros.
A partir delas, você pode aprender a monitorar os sintomas e procurar ajuda veterinária sempre que o cãozinho estiver se sentindo mal.
Quer saber quais são esses problemas de saúde que são mais comuns em cachorros? Então veja nossa lista a seguir.
Doenças mais comuns em cachorros: saiba quais são
Doenças alérgicas, infecto contagiosas, relacionadas ao metabolismo, enfim, a lista de males comuns que afetam cachorros inclui todos esses fatores.
Assim sendo, cuidar da alimentação, manter as vacinas em dia e perceber o menor sinal de desconforto no pet garante mais sucesso no tratamento.
Veja algumas doenças para ficar atento e manter as visitas ao veterinário sempre em dia:
Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade canina estão entre as doenças mais comuns em cachorros. Elas se expressam pelo comportamento arredio, apatia, prostração, falta de interesse em atividades e brincadeiras, perda de apetite, entre outros sintomas.
Esses problemas de saúde tem origem em causas como mudança na rotina, chegada de um novo membro na casa e solidão, principalmente. Para tratar a questão, o mais recomendado é manter uma rotina estável, fazer passeios e incentivar brincadeiras.
Alergias
Os cães podem ser afetados por uma série de alergias. Entre as doenças mais comuns estão as intolerâncias alimentares à aditivos químicos e proteína animal e outras alergias a pólen, ácaros e fungos, por exemplo.
Independentemente disso, as intolerâncias podem provocar vermelhidão, descamação, coceiras, diarréias e vômitos. O tratamento das alergias passa por oferecer uma ração de qualidade (livre de componentes químicos), usar comedouro de alumínio, trocar a alimentação por refeições caseiras, fazer tratamento homeopático para o problema.
Doença do carrapato (Erlichiose)
A Doença do carrapato ou Erlichiose é uma das mais comuns nos cachorros e é causada por picadas de carrapatos que estão contaminados com a bactéria erlichia. Em suma, os carrapatos vivem como parasitas nos cães, que passam a ter as células sanguíneas atacadas.
Como consequência, o cãozinho pode desenvolver anemia, insuficiência renal, hemorragia e alterações de comportamento. Para solucionar o problema, o ideal é fazer uso de remédios contra ectoparasitas.
Otite
A Otite é um tipo de inflamação no ouvido que é muito comum em cães e pode ser oriunda de bactérias, parasitas ou fungos. Mais frequente nos cachorros com orelhas caídas, é possível perceber a infecção quando o animal coça e sacode bastante a cabeça.
A prevenção desse tipo de problema começa no banho, para que não entre água nos ouvidos. Além disso, o tratamento requer a limpeza do local e o uso de antibióticos ou antiparasitários.
Outros problemas de saúde bastante comuns em cachorros
De modo geral, as 4 doenças que falamos acima são comuns em vários cachorros e de diferentes idades. Porém, além destas, outras podem aparecer em maior ou menor grau, dependendo da idade, porte, raça e ambiente em que está o pet.
Nesse sentido, citamos outros problemas de saúde animal como muito frequentes:
- Obesidade
- Insuficiência Renal
- Cinomose
- Raiva Canina
- Sarna
- Displasia
- Câncer
- Gripe Canina
Cada uma dessas doenças possuem sintomas próprios e merecem tanta atenção quanto a depressão, as alergias, a Doença do carrapato e a Otite.
Ademais, lembre-se de que assim que identificar um comportamento anormal no seu pet, perceber caroços, dificuldades para fazer necessidades básicas ou outro problema, procure uma clínica de veterinária responsável.
Leia também: